Western Pleasure mostra força da modalidade na Fazenda Barrinha

Western Pleasure mostra força da modalidade na Fazenda Barrinha

A Fazenda Barrinha, localizada em Espírito Santo do Pinhal (SP), foi palco no último final de semana da 2ª Etapa do Campeonato da Associação Nacional do Western Pleasure  (ANWP). Os resultados alcançados durante o evento surpreenderam os organizadores. Além da qualidade dos animais, foram registradas 8 inscrições para a prova da Categoria Aberta, uma das maiores da modalidade. No total, o evento contabilizou 21 inscrições.

A presidente da ANWP e vencedora da Categoria Aberta, Ana C. Benevides Chiattone Pinfildi, explicou que o número é muito significativo. Isto porque,  em geral, as provas do western no Brasil contam com poucos profissionais disputando a modalidade.

“Estamos começando a colher frutos de um trabalho árduo realizado pela nossa Associação com a ajuda da ABQM (Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Quarto de Milha). A modalidade nunca teve, em nosso campeonato, 8 profissionais treinando e disputando provas. Parece pouco, em comparação com outras modalidades, mas toda a história tem um começo e podemos dizer que hoje (sexta-feira, dia 08 de abril), fizemos história”, declarou Kiki, como é conhecida no meio equestre.

Segundo ela, a quantidade de inscritos comprova o grande sucesso da prova, além de representar um avanço para a modalidade no Brasil. “Estamos muito felizes. Conseguimos reunir uma turma boa e estamos crescendo bastante. Para incentivar a participação dos competidores e fazer crescer ainda mais a modalidade na raça Quarto de Milha estamos ofertando vários prêmios. Queremos que as outras raças também venham participar”, ressalta.

A presidente da ANWP também acrescentou que a próxima etapa, marcada para o próximo mês de junho, vai trazer uma boa novidade. “Vamos premiar até o quinto lugar e queremos dar prêmios fixos para ver se a galera acredita e participa. Assim, acreditamos que conseguiremos repetir o sucesso dessa etapa, que foi muito bem-sucedida, uma vez que as pessoas gostaram muito e elogiaram bastante. E, claro, conto com todo mundo na 3ª Etapa e espero bater mais um recorde.”

Kiki explicou que na realização dos torneios, a ANWP vem recebendo continuamente o apoio institucional da ABQM, fato que tem contribuído cada vez mais para o fomento da modalidade. “Em todas as etapas a ABQM está fomentando, ajudando e tentando fazer crescer a modalidade.”

A presidente da ANWP ressalta ainda que a prova de western pleasure é bastante tranquila, possibilitando que qualquer pessoa, inclusive crianças, possam praticar a modalidade. “A prova de western é passo, trote e galope, que são os fundamentos básicos da equitação. Hoje em dia é uma prova muito tranquila, pois não se exige tanta técnica como era antigamente. Assim, qualquer pessoa que quiser participar, com certeza, consegue.”

Confira os campeões da etapa realizada na Fazenda Barrinha no Instagram da ANWP: @western_pleasure.

O que é o Western Pleasure

O Western Pleasure é uma disputa muito tradicional nos Estados Unidos e uma das modalidades com maior número de participantes. Por lá, os eventos da modalidade chegam a registrar cerca de 200 inscrições. No Brasil, a modalidade vem crescendo a cada ano.

A prova envolve os fundamentos básicos da equitação: passo, trote, trote estendido, galope, recuo.

Atualmente os movimentos esperados são naturais e harmoniosos, garantindo a beleza dos movimentos.

Durante a apresentação, o juiz observa se o animal está tranquilo nas mudanças de andamento, se está andando na mão correta e, ainda, a posição do pescoço e da cabeça do cavalo. A prova requer dedicação, concentração e paciência por parte do cavaleiro, que também se veste a caráter no estilo Western.