
Com grandes disputas e aumento de 20% na premiação, o torneio promovido pela ANCR superou todas as expectativas e reforçou a evolução da modalidade de Rédeas no Brasil.
O Haras Raphaela, em Porto Feliz (SP), foi palco de uma semana intensa de competições durante o Super Stakes ANCR 2024, realizado de 15 a 22 de fevereiro. Com um aumento de 20% na premiação em relação à edição anterior, o torneio promovido pela Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) recebeu mais de 350 cavalos e superou até mesmo um prejuízo de R$ 25 mil causado pelo adiamento da prova.
Apesar dos desafios, o presidente da ANCR, Francisco Moura, celebrou o sucesso do evento e destacou o crescimento da premiação. “Tivemos um crescimento expressivo, com recorde de inscrições e um aumento significativo na premiação. No ano passado, tivemos um problema em que a pista caiu uma semana antes da realização do torneio devido às chuvas que atingiram Avaré, e tivemos um custo com as estruturas que já estavam montadas. Então, mesmo com tudo isso, mudar de local, realizar a prova em outra data e ainda assim conseguir recorde de inscrição e de premiação foi uma grande conquista. Adaptamos muitas coisas para oferecer uma experiência ainda melhor, e o resultado foi um evento grandioso para todos os envolvidos”, ressaltou.
Segundo ele, a mudança de local para o Haras Raphaela, em Tietê (SP), trouxe uma nova atmosfera para o evento. “O Haras Raphaela proporcionou uma estrutura impecável para os competidores e o público. A qualidade técnica da pista, o espaço para os animais e toda a infraestrutura garantiram o conforto e a segurança dos participantes.”
Com alto nível de competição, o torneio reuniu as provas do Super Stakes, do Super Stakes Classic, da Copa Cardinal Ranch Principiante, além das disputas de Snaffle Bit ou Hackmore e das categorias Jovem e Nova Geração, bem como a cerimônia de premiação dos Melhores da Temporada 2023/2024 ANCR.
Segundo Moura, o evento foi um marco para cavaleiros, treinadores e criadores, reunindo competidores de todo o Brasil em busca dos importantes títulos e da premiação recorde. “Um grande evento, recorde de inscrição e uma premiação fantástica graças a todos os nossos patrocinadores e principalmente à ABQM, que nos apoia com o fomento para que possamos realizar essa grande festa”, destacou o presidente da ANCR.
As disputas começaram na quarta-feira, 19, com a classificatória do Super Stakes categoria Aberta, abrangendo os níveis 1, 2, 3 e 4. No dia seguinte, quinta-feira, 20, foi realizada a classificatória da categoria Amador, também nos níveis 1, 2, 3 e 4.
Na sexta-feira, 21, as competições começaram às 8h com as provas do Snaffle Bit ou Hackmore, primeiro na categoria Aberta e, em seguida, na categoria Amador. Logo depois, foi realizada a Copa Cardinal Ranch Principiante na categoria Aberta. Às 13h, teve início o ANCR Super Stakes Classic na categoria Aberta, seguido, às 19h30, pela final do ANCR Super Stakes na categoria Amador nos níveis 2, 3 e 4.
No sábado, 22 de fevereiro, as disputas começaram às 8h com a Copa Cardinal Ranch Principiante na categoria Amador. Na sequência, ocorreu a apresentação da Nova Geração, seguida pelo Super Stakes categoria Jovem, que contemplou competidores de 0 a 10 anos e, posteriormente, de 10 a 15 anos. Às 15h, foi realizada a prova do Super Stakes Classic na categoria Amador.
A abertura oficial do evento aconteceu também no sábado, às 18h30, e às 19h30 teve início a grande final do Super Stakes na categoria Aberta níveis 2, 3 e 4, proporcionando grandes emoções para competidores e público. Entre os grandes destaques da competição, na categoria Aberta Nível 4, Marcelo Almeida com Blackdiamond Cash conquistou o primeiro lugar com nota 226. Jone Carlos da Silva, montando So Much Ice Sky e So Much Platinum, respectivamente, foi co-vice-campeão com nota 225 em ambas apresentações.
Na Aberta Nível 3, Ricardo Amaral com Smart N Gunner e Ana Cristina Benevides Chiattone Pinfildi com Spook Gotta Chic dividiram o primeiro lugar com nota 218,5 cada, enquanto Laércio Casalecchi Filho com Parente da Quinta ficou em terceiro com nota 218.
Na Aberta Nível 2, os campeões foram novamente Ricardo Amaral com Smart N Gunner e Ana Cristina Benevides Chiattone Pinfildi com Spook Gotta Chic, ambos com nota 218,5, seguidos por Laércio Casalecchi Filho com Parente da Quinta, que recebeu nota 218.
Na Aberta Master, Evandro de Oliveira com Brown Sugar Dunnit e Laércio Casalecchi Filho com Parente da Quinta dividiram o primeiro lugar, ambos com nota 213, seguidos por Evandro de Oliveira com Spook Run, que ficou em terceiro com nota 212,5.
Na Amador Nível 4, Lucas Tripoloni Maldonado com Gunner Whiz Again sagrou-se campeão com nota 216, seguido por Luiz Marques com Snowden Hollygun QR, que obteve nota 215, ficando com a segunda colocação, e Astrid Annas com VPJ Pop This Badger ficou em terceiro com nota 214.
Já na Amador Nível 3, Lucas Tripoloni Maldonado repetiu a vitória com Gunner Whiz Again, marcando nota 216, enquanto Luiz Marques ficou em segundo com Snowden Hollygun QR e nota 215. O terceiro lugar foi dividido entre Ana Theresa Freitas Mendes com Junior Whiz, Eduardo Barbieri com LGV Optimustruckgun e Lucas Speck Cabral de Menezes com Wimpys Twice Step, todos com nota 212.
Na Amador Nível 2, Lucas Speck Cabral de Menezes venceu com Wimpys Twice Step, marcando nota 212, seguido por Rodrigo Guidio Dalio com Cielo Step Whiz que recebeu nota 211,5, e Laís Alexia Noordegraaf Hey com Radical Kid, que alcançou nota 210,5, ficando com a terceira colocação.
Na Amador Master, Luiz Marques com Snowden Hollygun QR foi o grande campeão com nota 215,5, enquanto Thomaz Luiz Cabral Menezes com Pretty Ice Gun e Jefferson Butti Abbud com Shezalittlechicshoot dividiram o segundo lugar com nota 209.
No Super Stakes Classic, na Aberta Nível 4, Luiz Henrique Braga Viana venceu com Tag Little Step e nota 218,5, seguido por Valber Pontes Amurim com Spin Little Step e nota 216,5. Alisson Fernandes com Legacy Smoking Kid e Jone Carlos da Silva com Snippin On Sunshine dividiram o terceiro lugar com nota 215,5.
Na Aberta Nível 3, Nível 2 e Nível 1, Luiz Henrique Braga Viana repetiu a vitória com Tag Little Step e nota 218,5, enquanto Alisson Fernandes com Legacy Smoking Kid ficou em segundo com nota 215,5 e Sergio Augusto Teixeira Pereira com Eletric N Tag mereceu o terceiro lugar com nota 214,5.
Na Snaffle Bit Aberta, Jone Carlos da Silva com Edge Shining Gun, Wilson Junio Rodrigues de Souza com Maru Whiz Spook e Gilson Vieira Diniz Filho com Play Keys Gun SWR dividiram o título de campeões, todos com nota 216,5.
Já na Snaffle Amador, Jonathan Cândido de Oliveira venceu com Next Casual Whiz, marcando nota 202, seguido por Carlos Henrique Gomes Moreira com Mutema Hickarey, que mereceu nota 200. O terceiro lugar foi ocupado por Jonathan Cândido de Oliveira com Kaiser Whiz Gunner, que recebeu nota 199.
Pela Copa Cardinal Ranch, na categoria Principiante Aberta, Maria Fernanda Moreira da Costa levou o título com Dixie Whiz e nota 206, seguida por Vitor Hugo Costa Santanna com Wimpys Lena Chex Sky, que marcou nota 204,5 e Leonardo Sampaio Julio com Chex Out My Magnum que alcançou nota 198,5. Já na Principiante Amador, Maria Carolina Moreira com Queen Of Chex foi campeã com nota 211, seguida por Dante Artioli Marçano com Spark Bee Jay, que mereceu nota 209,5 e Lucas Ibelli Ferreira Muche com Deam Whiz Buck, que marcou nota 208.
Na categoria Jovem, Lucas Ibelli Ferreira Muche com Deam Whiz Buck e Helena Farina Borges com Woodstock Top Gun dividiram o primeiro lugar com nota 71,5 cada, enquanto João Pedro Marques Ferreira com Conquistador Shiney e Ryan de Lacerda Moreno com Princess Step ficaram em terceiro lugar, ambos com nota 69.
Na Jovem 10, Luiza Jubran Marques venceu com Spin Little Step e nota 70, seguida por Carlos Eduardo Abicair Auricchio com Hane do Sapucaia, que marcou nota 68. O terceiro lugar também foi ocupado por Carlos Eduardo Abicair Auricchio, que apresentando Hit Blue Sapucaia recebeu nota 67,5.
“Com os melhores cavaleiros e recorde de inscrições, já sabíamos que as finais seriam um grande show. E foi exatamente isso que aconteceu: um verdadeiro espetáculo para o público e para o esporte. O parabéns vai muito para os associados, que estiveram em peso fazendo essa prova, para todos os competidores e para todos os apaixonados pela modalidade de Rédeas”, enfatizou Francisco Moura.
Melhores do Ano
Na noite de quinta-feira, 20, aconteceu a tradicional cerimônia de premiação dos Melhores da Temporada 2023/2024 ANCR. O evento, realizado no Raphaela’s Hall, dentro do próprio Haras Raphaela, reuniu grandes nomes da modalidade que foram homenageados por suas conquistas ao longo do ano.
“Esse é o momento muito especial para nós, em que comemoramos e valorizamos tudo o que é feito nos ranchos, trazendo resultado para a pista. Hoje, mostramos quem são os nossos melhores, os futuros campeões e as futuras linhagens, tanto de cavalos como de cavaleiros. Esse evento é o ápice da nossa modalidade”, enfatizou Francisco Moura.
Paulo Francisco Tripoloni e André Tripoloni levaram o título de Melhor Reprodutor Geral com Gunner Dun It Again, enquanto Jamil Buchalla Filho foi premiado na categoria Melhor Reprodutora Geral por Mahogany Gotta Gun. Rafael Gottardo Fabrin foi eleito Melhor Cavaleiro Amador e Marcelo Almeida da Silva Melhor Cavaleiro Aberto. Laís Alexia Noordegraaf Hey conquistou o prêmio de Animal do Ano com Gunnaroky Mil, enquanto Flávio Cesar Fabrin se destacou com Quirrin Whiz Kid na categoria Melhor Animal Amador. Felipe Angelin foi premiado como Melhor Principiante Amador. Além disso, André Tripoloni foi reconhecido como Melhor Criador Geral, reafirmando sua contribuição para o esporte.
Durante o jantar de premiação, um grupo de criadores anunciaram a realização de um leilão histórico para o Potro do Futuro 2025, com a venda de ventres das 20 melhores matrizes do Brasil doadas para ANCR levantar fundos para terminar e melhorar a infraestrutura da nova Arena em Avaré, fortalecendo ainda mais o esporte Rédeas no país.
E com o sucesso desta edição as expectativas para 2026 são grandes. “Depois de todos os desafios que enfrentamos, encerrar essa temporada com um evento desse nível é muito gratificante. Tivemos recorde de inscrições, uma premiação 20% maior e casa cheia. Isso só foi possível porque temos um time muito forte e patrocinadores que nos apoiam. Nossa expectativa para o próximo torneio é ainda maior. Queremos continuar evoluindo, proporcionando um espetáculo cada vez melhor e consolidando ainda mais o evento no cenário nacional”, finalizou Moura.
Texto: Jequitibá Comunicação Estratégica
Foto: Adilson Silva/Fotoperigo