A Jequitibá Comunicação Estratégica, agência especializada no segmento equestre, esteve atuando com a expertise do especialista em comunicação e cavalos, Lucas Machado, de forma ativa no projeto embrionário para a criação do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui). Estabelecido na última segunda-feira, dia 24, o novo órgão tem por missão unir associações de criadores e entidades envolvidas na cadeia produtiva da equideocultura brasileira.
A instalação do IBEqui ocorreu durante assembleia geral virtual, presidida por Carlos Eduardo Pedrosa Auricchio (ABQM). Representantes de associações de raça, modalidades esportivas e de atividades correlatas participaram do ato, que se torna um marco histórico da equideocultura brasileira.
Segundo Machado, o IBEqui foi criado em consonância com as inúmeras reuniões promovidas pelas Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha (ABQM) no mês de julho, para definição de protocolos sanitários para as provas.
Além da participação ativa nas reuniões, Lucas Machado também representou a Federação Paulista de Hipismo, presidida por Gabriel Khoury.
Machado explica que o IBEqui terá cinco pilares de atuação: Assuntos Regulatórios; Cultura e Ações Sociais; Sanidade Animal; Segurança Jurídica e Bem-Estar Animal e Esportes Equestres. A finalidade do instituto será promover o crescimento do setor, através de atividades de relevância econômica, pública, social, sustentável e cultural, a partir da fundamentação em estudos técnicos.
Compõe a ‘Junta Administrativa’ do grupo sete representantes de entidades: Francisco Moura (ANCR), Camilla Menezes (ABCCC), Flávia Cajé (ANTT), João Dornelas (ABVAQ), Ricardo Sassi (ABCPaint e SRB), Luis Opice (ABCCRM) e Manuel Rossitto (ABQM).
O IBEqui conta com a participação das seguintes entidades equestres: Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Paint (ABCPaint), Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Appaloosa (ABCCAPPALOOSA), Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo (ABCCH), Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida (ABCPCC (PSI)), Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Os Independentes (Barretos), Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural (ABHIR), Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), Associação Nacional do Cavalo de Apartação (ANCA), Associação Nacional de Cow Horse (ANCH), Associação Nacional de Laço Individual (ANLI), Associação Nacional de Três Tambores (ANTT), Associação Nacional de Western Pleasure (ANWP), Confederação Nacional de Rodeio (CNAR), Federação Paulista de Hipismo (FPH), Jockey Club de São Paulo (JCSP), Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos (ABRAVEQ), Sindicato Nacional Leiloeiros Rurais (SNLR) e Sociedade Rural Brasileira (SRB).