A Jequitibá Comunicação Estratégica, através do seu titular, Lucas Machado, vem participando ativamente de reuniões virtuais para acompanhar todo o processo de criação e entrega do Protocolo Sanitário Unificado de Bovinos e Equinos. A agência representa algumas das mais importantes entidades do setor, como Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Paint (ABCPaint), Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Western Pleasure.
O Protocolo Sanitário Unificado, cuja entrega foi realizada nesta segunda-feira, dia 27, foi desenvolvido através de um alinhamento entre entidades equestres e de bovinos de todo o país, visando regulamentar a realização de provas equestres, exposições morfológicas, julgamentos e leilões.
Agora, as entidades que assinam o documento irão aguardar as decisões dos órgãos governamentais estudais, bem como sugestões oficiais de alterações. Vale ressaltar que o protocolo cumpre todas as legislações já existentes e previstas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), apresentando medidas básicas para mitigar todos os pontos de contaminação, desde a saída do animal da propriedade, até a chegada ao local da atividade e seu retorno.
Logo após a entrega do documento, o secretário estadual de Agricultura, Gustavo Junqueira, o secretário estadual de Esportes, Aildo Rodrigues, e o presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista, deputado estadual Itamar Borges, fizeram pronunciamento aos representantes das entidades em reunião virtual que também contou com a participação da Jequitibá Comunicação Estratégica e de outros integrantes da imprensa especializada.
O Protocolo Sanitário Unificado foi assinado por entidades como Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Paint (ABCPaint), Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Árabe (ABCCA), Quarto de Milha (ABQM), Brasileiro de Hipismo (ABCBH), Mangalarga Marchador, Puro Sangue Lusitano (ABPSL) e Raça Mangalarga. Também assinam o Protocolo unificado a Confederação Nacional de Rodeios (CNR), Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais, Jockey Club de São Paulo, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos (Abraveq), entre outras entidades.