Por Paulo Martinello Júnior, 1º Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB)
Estamos nos aproximando do prazo final para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do IRPF referente ao exercício 2024, ano calendário 2023. Este ano, a data limite estabelecida pela Receita Federal é o dia 31 de maio.
Como Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB) é com grande responsabilidade que venho destacar a importância de que todos os contribuintes estejam cientes desse prazo e ajam com antecedência para garantir o cumprimento das obrigações fiscais dentro do prazo estipulado. Vale lembrar que quanto antes for enviada a declaração, mais cedo o cidadão receberá a sua restituição de imposto de renda.
É importante ressaltar ainda que a entrega do Imposto de Renda após o prazo estabelecido acarreta em uma multa de até 20% do valor do imposto devido, sendo R$ 165,74 o valor mínimo, o que pode gerar dores de cabeça e despesas adicionais. CPortanto, é importante que os contribuintes se organizem para garantir que tudo seja entregue corretamente e dentro do prazo estipulado.
Além disso, vale lembrar que a entrega do Imposto de Renda não se resume apenas ao preenchimento dos formulários. É necessário reunir toda a documentação necessária, como comprovantes de rendimentos, despesas médicas, investimentos, entre outros. Atenção aos detalhes é fundamental para evitar problemas futuros com o Fisco.
Para aqueles que ainda não iniciaram o processo de declaração do Imposto de Renda, não deixem para a última hora. Procurem começar o quanto antes e, se necessário, busquem a ajuda de profissionais especializados para garantir que tudo seja feito da maneira correta.