Encontro histórico foi realizado nesta quinta-feira, por videoconferência, com a participação de representantes de quase todas as entidades equestres do Brasil
A Associação Brasileira do Cavalo Paint Horse (ABCPaint), representada por seu Vice-Presidente, Ricardo Sassi, esteve participando nesta quinta-feira, dia 23, da reunião para alinhamento da criação do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui).
O encontro histórico – o primeiro de uma série de ações – foi realizado por videoconferência às 16 horas e contou com a participação de Presidentes, Diretores e Representantes de quase todas as entidades equestres do Brasil. O principal tema do debate foi a formação de uma comissão para elaboração do estatuto e deliberação sobre a pauta prioritária: Realização de Provas/Covid-19, Mormo, Reforma tributária e Segurança Jurídica.
Nos próximos dias, os integrantes da comissão devem se reunir novamente para então organizar o estatuto do IBEqui. Assim que for formalizado, o órgão terá como propósito, entre outras funções, promover a expansão da equideocultura no país, fomentando atividades de relevância econômica, pública, social, sustentável e cultural, com base em estudos técnicos. A atuação do órgão deve abranger ainda o incremento de conceitos relacionados à preservação do meio ambiente, Bem-Estar Animal, sanidade e responsabilidade social.
Vale ressaltar que a criação do Instituto é de grande relevância para o Brasil, uma vez que a equinocultura é bastante significativa no país, com infinitas oportunidades de negócios, crescimento econômico e geração de renda.
Atualmente, o Brasil conta com um rebanho de equinos com cerca de 5,7 milhões de animais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018). Isso indica que o setor é responsável pela movimentação de R$ 16 bilhões ao ano (MAPA, 2016) e gera mais de 3 milhões de empregos no país.