A cidade de Avaré (SP) recebeu no período de 03 a 11 de agosto o maior evento de Rédeas da América do Sul: o Potro do Futuro ANCR 2024. A semana foi repleta de adrenalina, paixão e momentos inesquecíveis, com competições de alto nível e uma premiação recorde de R$ 1,3 milhões. Responsável pela organização do torneio, a Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR) mais uma vez confirmou seu compromisso com a excelência, elevando o patamar da competição e celebrando a dedicação dos amantes da Rédeas.
Além do sucesso dentro da arena, a paixão pelo esporte equestre também tomou conta da cidade, lotando os hotéis e restaurante e movimentando a economia local. “Avaré tem cerca de 3.000 quartos de hotel e todos eles ficaram cheios. Então, começamos a ajudar o crescimento da cidade e a desenvolver o comércio do interior de São Paulo”, destacou o Presidente da ANCR, Francisco Moura.
A estrutura impecável do evento contou com três pistas, garantindo a realização das provas em qualquer condição climática. O público presente pôde desfrutar das competições com conforto e visão privilegiada, graças ao aumento das arquibancadas gratuitas e camarotes.
“Ficamos muito felizes com esse evento. Trabalhamos bastante para que pudesse ter uma qualidade técnica pros atletas dentro da pista, para cavalo e cavaleiro. Trabalhamos muito para receber as pessoas aqui. Aumentamos as arquibancadas gratuitas, aumentamos toda a parte de camarote. Fizemos uma estrutura bem legal, muito diferente porque a gente teve o problema da queda da pista principal, o ano passado, e esse ano conseguimos transformar, mesmo com duas pistas cobertas e uma descoberta, num evento maior ainda do que o ano passado”, afirmou o Presidente da ANCR.
Moura destacou ainda que o sucesso do evento é fruto de um esforço coletivo, ressaltando a importância de todos os envolvidos no processo, desde aqueles que cuidam e treinam os cavalos até os criadores, responsáveis por garantir uma alta genética nas competições.
As provas do Potro do Futuro, com animais da geração 2020, foram um espetáculo à parte, revelando grandes talentos e encantando o público com a qualidade dos animais e a habilidade dos competidores. Na Final da categoria Aberta N4, um dos momentos mais aguardados do evento, Marcelo Almeida, montando Gunnarockya Mil, marcou nota 227,5 e consagrou-se campeão após uma disputa desafiadora.
Bastante satisfeito com a conquista, Marcelo comemorou o sucesso na pista com a sensação de dever cumprido e expressou sua gratidão à equipe que o apoiou. “Foi um grande desafio. Comecei o Potro do Futuro com as coisas não dando certo, mas graças a Deus, Deus tinha algo melhor preparado pra mim,” afirmou.
Marcelo também destacou o desempenho do seu cavalo, que superou as expectativas durante a competição, e agradeceu a todos os envolvidos, especialmente ao rancho Avaré Virginia, reconhecendo o esforço coletivo que tornou a vitória possível. “É muito gratificante, porque o meu objetivo é muito trabalho, com a minha equipe, todo mundo, veterinário, os proprietários do rancho. Só tenho a agradecer, porque sem eles a gente não consegue retribuir.”
O Campeonato Nacional e a Copa Inter Núcleos 2024 também proporcionaram disputas emocionantes, que coroaram a paixão e a dedicação dos atletas. Já a Brazilian International Reining Cup, presente na programação do evento, contou com a participação de competidores de vários países, mostrando a relevância do Potro do Futuro ANCR no cenário internacional.
Ponto alto do torneio, o Mundial Jovem de Rédeas – World Youth Reining Cup, com a participação de atletas de 16 países, deu aos jovens talentos a oportunidade de brilharem em um cenário desafiador, demonstrando a força e o futuro promissor da modalidade.
Representando a Alemanha, Thea Maschalani, montando Guardian Dun It Again, conquistou o título com nota 215,5. Feliz com a vitória, ela compartilhou sua emoção: “Eu estou tão feliz, ainda não acredito que isso aconteceu. Eu amo o Brasil, as pessoas aqui são tão legais, e eu amo cada um aqui. A preparação foi difícil porque tivemos apenas 3 ou 4 dias, e nunca tínhamos montado nesse cavalo antes. Foi bem desafiador, mas ele é um cavalo tão bom, com um coração incrível, e fez um trabalho excelente na arena, mesmo estando um pouco empolgado. Quero agradecer muito a toda a equipe, ao Gabriel, a Maria, e ao dono do cavalo, que nos deu a oportunidade de montar um animal tão bom. A energia aqui foi maravilhosa, e isso fez toda a diferença para mim.”
João Marcos de Arruda Pires, diretor internacional da ANCR, grande incentivador da Rédeas no Brasil e idealizador da competição, celebrou com entusiasmo a realização do World Youth Reining Cup. “Simplesmente fantástico, simplesmente único, maravilhoso. Alô Brasil! Alô mundo! Quatro anos atrás, eu cheguei para o responsável pela NRHA, o comissário Gary Carpenter, e disse: ‘Eu quero fazer uma loucura’. A ideia era criar um campeonato mundial para jovens, e ele me apoiou. Desde então, o World Youth Reining Cup tem sido um espetáculo, com participação de 16 países nesta edição. É emocionante ver como a Rédeas tem crescido e unido jovens de todo o mundo, promovendo um esporte saudável e lindo. Estou muito feliz com o sucesso deste evento e ansioso para o próximo, que trará mais oportunidades para nossos jovens talentos e continuará a promover a Rédeas globalmente.”
Outro momento de destaque do evento foi o Leilão ANCR 2024, realizado no sábado, dia 10 de agosto. O pregão, mais uma vez, trouxe uma seleção de cavalos de alta qualidade e contou com transmissão pelo Canal YouTube da XR Leilões, permitindo que o público acompanhasse o evento de perto. A assessoria foi de Loly Assessoria, Xande Ramos, Alonso Flores e Gilsinho Diniz.
Bastante entusiasmado com o resultado do show, o Presidente da ANCR expressou uma expectativa muito positiva para o futuro, apontando que o crescimento da modalidade está sendo construído de forma consistente, utilizando ferramentas e KPIs para identificar erros e acertos. Moura também aproveitou para anunciar o início das obras da nova Arena Integral Mix, que estão prestes a começar e promete oferecer uma experiência ainda mais completa na próxima edição do Potro do Futuro.
“Estamos muito felizes. O Dr. Paulo Tripoli já trouxe as máquinas. Estamos aqui, compartilhando um pouco com todos que estão chegando no evento. Assim que o Potro do Futuro terminar, na segunda-feira começaremos a construção da base, que é o aterro ao redor da pista. Já estamos negociando a cobertura e o Potro do Futuro de 2025 será realizado naquela arena coberta, com todos os moldes e especificações completas”, afirmou Moura, destacando a importância da parceria com os associados e patrocinadores para a concretização desse sonho. “Temos uma parceria muito forte com os associados e um grupo de patrocinadores muito sólido. Com a ajuda do Tripol Ranch, vamos colocar essa pista em funcionamento, e em breve teremos um grande espaço para shows e provas”, acrescentou, demonstrando otimismo com o futuro das competições.
Além disso, o presidente da ANCR compartilhou suas expectativas para os próximos anos, mencionando sua reeleição para mais dois anos na gestão da ANCR, completando um total de 12 anos no cargo. “O que eu vejo é um futuro muito promissor, porque hoje estamos tendo um crescimento consistente.”
Moura finalizou afirmando que a edição deste ano do Potro do Futuro superou todas as expectativas, sendo um marco na história do Mundial de Jovens. “Vamos para casa com a certeza de dever cumprido e a certeza de que o evento de 2025 será ainda melhor,” concluiu, já pensando no futuro e nas novidades que estão por vir.
Os resultados completos e todos os campeões das provas estão disponíveis no site oficial da ANCR: www.ancr.org.br.
Texto e reportagem : Jequitibá Comunicação Estratégica
Foto: Adilson Silva / Foto Perigo