O 46º Campeonato Nacional de Trabalho e Conformação, que acontece de 10 a 24 de julho no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), crava um recorde histórico de crescimento da modalidade Western Pleasure. No ano de 2022, foram registradas 35 inscrições, enquanto neste ano o número saltou para 70, exatamente o dobro, evidenciando 100% de crescimento nas inscrições da modalidade.
A Associação Nacional do Western Pleasure (ANWP), através da sua presidente, Ana Cristina Benevides Chiattone Pinfildi, comemorou a notícia e ressaltou que a grande novidade aponta o notável aumento de participantes nas categorias de entrada da modalidade, como Amador Principiante, Amador 19 Anos ou Mais, Jovem 18 Anos ou Menos e Jovem Principiante, “espelhando exatamente o que tínhamos em mente, mobilizar mais e mais participantes para a essência do prazer em montar”.
Kiki Benevides afirmou que esses resultados não são apenas momentâneos, mas sim resultado de um trabalho sério, dedicação e incentivo da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM) e das provas realizadas pela ANWP. “Estamos começando a colher na ABQM os frutos de um trabalho árduo que estamos realizando nos últimos anos. Temos uma diretoria empenhada e focada em promover essa modalidade, que é um fenômeno nos Estados Unidos e que já teve um período áureo no Brasil. Este resgate do prestígio tem acontecido com as provas que realizamos na Fazenda Barrinha, em Espírito Santo do Pinhal (SP), juntamente com o incremento do incentivo da entidade-mãe do Quarto de Milha. A segurança de realização de pelo menos três provas da entidade, mais as três da ABQM, estão movimentando o mercado e, agora, temos a notícia do dobro de inscrições em relação ao mesmo evento no ano passado.”
A presidente da ANWP também comentou o crescimento das categorias de entrada da modalidade. “Quando vemos que o crescimento foi impulsionado pelas categorias do Amador e Principiante, ficamos ainda mais radiantes, uma vez que isso assegura o crescimento do Western Pleasure. Isso ocorre porque, além dos treinadores, temos o criador e o investidor movimentando toda a cadeia que envolve a modalidade”, finalizou Kiki Benevides.
Para ficar por dentro das novidades do Western Pleasure e acompanhar as performances e competições, siga as redes sociais da ANWP através do perfil @western_pleasure_. Quer conhecer mais sobre essa modalidade? Entre em contato e saiba como participar, seja como competidor ou admirador.
Sobre o Western Pleasure:
Western Pleasure é uma modalidade de equitação originada nos Estados Unidos e popularizada globalmente, incluindo o Brasil. Destaca-se por exibir cavalos treinados em uma passada lenta, suave e controlada, demonstrando harmonia com o cavaleiro. Valores como calma, obediência, equilíbrio e conexão são essenciais nessa modalidade, sendo avaliados aspectos como transições, cadência, movimentos fluidos e postura do cavalo. Com sua elegância e habilidade do cavaleiro em controlar o cavalo de forma sutil, o Western Pleasure ressalta a parceria e confiança entre ambos, resultando em uma performance encantadora.