Ontem, dia 20, no auditório do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), no Parque Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba (SP), aconteceu a apresentação do balanço final do projeto-piloto “Novo Tempo na Ressocialização”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) em parceria com a Prefeitura Municipal de da cidade.
A solenidade contou com a presença do Presidente da ABQM, Caco Auricchio, do superintendente-geral da ABQM, Manuel Rossitto, da vice-prefeita, Edna Flor, do presidente do Siran, Thomas Rocco, do presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, o vereador Alceu Batista, além de outras autoridades da cidade.
O momento foi marcado por grande emoção e muitos dos presentes externaram com lágrimas o contentamento com o projeto de caráter social, que beneficiou 20 alunos, entre 8 e 11 anos de idade, da rede municipal de ensino, com quadro de Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperativa (TDAH). Os alunos tiveram o processo de aprendizagem prejudicado devido à pandemia de Covid-19 e participaram do projeto-piloto com a Equoterapia para trabalhar habilidades cognitivas e psicomotoras.
“O projeto me emociona, porque eu sempre acreditei no meu filho e, hoje, graças ao projeto, ele acredita nele e sabe do que ele é capaz. Tenho gratidão eterna a todos os profissionais envolvidos”, discursou a mãe de um dos alunos assistidos pelo projeto.
O Presidente da ABQM, Caco Auricchio, agradeceu a todos os que colaboram com o projeto. “Vamos consolidar Araçatuba e esse recinto como a casa do cavalo Quarto de Milha no estado de São Paulo e no Brasil. Aqui acontecem os principais eventos nacionais do cavalo QM e vamos fazer o dever de casa com a responsabilidade que cabe a nós. É uma alegria poder falar em nome de todos os quartistas do nosso orgulho com essa singela colaboração e da oportunidade de participar desse projeto-piloto contribuindo com o desenvolvimento dessas crianças. A ABQM é uma concessionária de serviço público do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem mais de 600 mil cavalos Quarto de Milha registrados no Brasil, tendo como principal compromisso fomentar os esportes equestres da raça no país. Desde 2019, nós passamos a destinar parte dos recursos com as nossas provas para questões sociais, como a Equoterapia. Até o final de 2023, nós estaremos apoiando projetos em todo o país com o uso do cavalo para tratamento terapêutico. É um compromisso da raça com a sociedade. O Quarto de Milha é muito maior do que as provas equestres. Temos uma importância econômica e também social para o país”, finalizou Auricchio.
O projeto-piloto da ABQM, “Novo Tempo na Ressocialização”, foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba, a Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o Sindicaro Rural da Alta Noroeste (Siran), o Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar (CAEMA), o Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (CAICA), o HC Centro de Equoterapia (Araçatuba) e o Centro de Equoterapia Cavalcare (Birigui/SP).